2010-02-01

O HOMEM FAZ PLANOS MAS A RESPOSTA VEM DO SENHOR

0 comentários


O Homem Faz Planos, Mas A Resposta Vem do Senhor
Tipo: Esboços e estudos bíblicos / Autor: Carlos Ribeiro

Provérbios 16.1 - Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor.

Salmos 146.3-4 - Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio. Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.

A BÍBLIA MOSTRA VÁRIAS OCASIÕES ONDE O PLANO DO HOMEM (POR MAIS PODEROSO QUE FOSSE) FOI FURSTRADO EM BENEFÍCIO DE PESSOAS QUE SE COLOCARAM À DISPOSIÇÃO DO SENHOR. O SEGREDO É CONSULTAR AO SENHOR. OBEDEÇA AO SENHOR E ALCANÇARÁS A VITÓRIA.

Êxodo 1.15-22 (O ladrão vem para matar, mas não mata o escolhido)

15 Falou o rei do Egito às parteiras das hebréias, das quais uma se chamava Sifrá e a outra Puá,
16 dizendo: Quando ajudardes no parto as hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matá-lo-eis; mas se for filha, viverá.
17 As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes ordenara, antes conservavam os meninos com vida.
18 Pelo que o rei do Egito mandou chamar as parteiras e as interrogou: Por que tendes feito isto e guardado os meninos com vida?
19 Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; pois são vigorosas, e já têm dado à luz antes que a parteira chegue a elas.
20 Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.
21 Também aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele lhes estabeleceu as casas.
22 Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.

Juízes 9.1-7; 57 (O ladrão vem para roubar, mas Deus mostra o escape e faz o inimigo sofrer a derrota)

1 Abimeleque, filho de Jerubaal, foi a Siquém, aos irmãos de sua mãe, e falou-lhes, e a toda a parentela da casa de pai de sua mãe, dizendo:
2 Falai, peço-vos, aos ouvidos de todos os cidadãos de Siquém: Que é melhor para vós? que setenta homens, todos os filhos de Jerubaal, dominem sobre vós, ou que um só domine sobre vós? Lembrai-vos também de que sou vosso osso e vossa carne.
3 Então os irmãos de sua mãe falaram todas essas palavras a respeito dele aos ouvidos de todos os cidadãos de Siquém; e o coração deles se inclinou a seguir Abimeleque; pois disseram: E nosso irmão.
4 E deram-lhe setenta siclos de prata, da casa de Baal-Berite, com os quais alugou Abimeleque alguns homens ociosos e levianas, que o seguiram;
5 e foi à casa de seu pai, a Ofra, e matou a seus irmãos, os filhos de Jerubaal, setenta homens, sobre uma só pedra. Mas Jotão, filho menor de Jerubaal, ficou, porquanto se tinha escondido.
6 Então se ajuntaram todos os cidadãos de Siquém e toda a Bete-Milo, e foram, e constituíram rei a Abimeleque, junto ao carvalho da coluna que havia em Siquém.
7 Jotão, tendo sido avisado disso, foi e, pondo-se no cume do monte Gerizim, levantou a voz e clamou, dizendo: Ouvi-me a mim, cidadãos de Siquém, para que Deus: vos ouça a vos.

57 como também fez tornar sobre a cabeça dos homens de Siquém todo o mal que fizeram; e veio sobre eles a maldição de Jotão, filho de Jerubaal.

II Samuel 3.4 (O ladrão vem para destruir, mas Deus dá o escape)

4 Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Este era da idade de cinco anos quando chegaram de Jizreel as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo. O seu nome era Mefibosete.

II Samuel 9.11-12

11 Respondeu Ziba ao rei: Conforme tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará ele. Disse o rei: Quanto a Mefibosete, ele comerá à minha mesa como um dos filhos do rei.
12 E tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. E todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete.

II Reis 11.1-5 (O Plano de Deus não pode ser frustrado)

1 Vendo pois Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se, e destruiu toda a descendência real.
2 Mas Jeoseba, filha do rei Jorão, irmã de Acazias, tomou a Joás, filho de Acazias, furtando-o dentre os filhos do rei, aos quais matavam na recâmara, e o escondeu de Ataliá, a ele e à sua ama, de sorte que não o mataram.
3 E esteve com ela escondido na casa do Senhor seis anos; e Atalia reinava sobre o país.
4 No sétimo ano, porém, Jeoiada mandou chamar os centuriões dos caritas e os oficiais da guarda, e fê-los entrar consigo na casa do Senhor; e fez com eles um pacto e, ajuramentando-os na casa do Senhor, mostrou-lhes o filho do rei.
5 Então lhes ordenou, dizendo: Eis aqui o que haveis de fazer: uma terça parte de vós, os que entrais no sábado, fará a guarda da casa do rei;

Mateus 2.16 (O inimigo tentou matar até o próprio Jesus, mas Deus confirma sua palavra. VIDA ... E VIDA EM ABUNDÂNCIA )

16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos.

Conclusões:

1) Deus tem um plano para cada vida. A vontade de Deus é que todos se salvem.

2) O plano de Deus nunca deixa de acontecer. A última Palavra é do Senhor.

3) O adversário do escolhido é adversário do plano. Ele tenta tirar tuas forças. Mas Deus te dá força.

4) O adversário pensa que você está derrotado. Mas Deus diz que, enquanto o plano não acontecer, você não morre.

5) Para Deus, o escolhido é importante. O adversário é NINGUÉM! Maior é o que está em nós.

6) O plano só acontece se o escolhido estiver no lugar certo. Deus pode ajudar o escolhido a entrar na posição certa. Deixa Deus agir!

7) Aquele que crê, não se apresse.

Leave a Reply