2010-09-22

VIVENDO PLENAMENTE OS SONHOS DE DEUS

0 comentários

VIVENDO PLENAMENTE OS SONHOS DE DEUS


Série:VIVENDO OS SONHOS DE DEUS

A Série VIVENDO OS SONHOS DE DEUS vai nos ensinar a descobrir os sonhos de Deus para as nossas vidas. Também vai nos ajudar a das os passos necessários para colocar esses sonhos em prática. Participe dessa maravilhosa jornada de fé e muitas realizações.
Recomendamos a leitura do livro O DOADOR DE SONHOS – Bruce Wilkinson – Ed Mundo Cristão.
VIVENDO PLENAMENTE OS SONHOS DE DEUS
TODOS NÓS PRECISAMOS SONHAR
1. Sonhar nos motiva;
2. Sonhar nos direciona;
3. Sonhar faz a vida ter sentido;
4. Sonhar faz a vida ter sabor;
5. Sonhar nos dá um senso de propósito;
6. Sonhar faz parte da nossa condição humana.

"E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. JOEL 2.28
A verdade é que você foi criado para grandes realizações e tudo isso começa com um sonho. Todas as realizações humanas eram sonhos antes de se transformarem em realidade (casamentos, filhos, casa, emprego, escolas, hospitais, indústrias, igrejas, etc.).
Através dos sonhos gerados no coração de homens e mulheres, Deus pode promover grandes mudanças.
Por meio de sonhos no coração de homens e mulheres obedientes, o Senhor influenciou e mudou o destino de muitas famílias, povos e nações da Terra (Abraão, Jacó, José, Moisés, Paulo, etc).
Deus está levantando uma geração de sonhadores que ousam sonhar os Seus sonhos e fielmente se deixar conduzir por eles. Certamente você faz parte desta geração que já faz diferença nesse tempo das grandes conquistas.
No entanto, há algumas peculiaridades relativas aos sonhos de Deus que precisamos avaliar, para que possamos nos deixar levar segura e prosperamente pelos caminhos que tais sonhos exigem.
São inúmeros os aspectos que poderíamos avaliar em relação aos sonhos de Deus, sonhos que afetam a vida pessoal e coletiva da Igreja. Considerá-los de forma sábia e buscar vivenciá-los é primordial para o nosso êxito. Veremos cinco desses aspectos relevantes.

PARA VIVER PLENAMENTE OS SONHOS DE DEUS...
1– CREIA QUE ELES VÊM NA CONTRA-MÃO DAS NOSSAS REALIDADES
Em geral, os sonhos de Deus vêm na contra-mão das circunstâncias que nos cercam. Eles vêm para confrontar a nossa realidade existencial, aquilo que está estabelecido como algo concreto em nosso contexto.
Quando Abraão e Sara receberam o sonho de gerar Isaque, o precursor da nação de Israel, ambos eram muito idosos para terem filhos, além do fato de que Sara era esteril! (Gn21.1-7). O sonho do é possível de Deus veio na contra-mão das impossibilidades humanas. Sempre que Deus quer mudar uma realidade circunstancial, na vida de alguém ou de uma coletividade, Ele simplesmente gera um sonho na direção contrária no coração de alguém!
Com que tipo de “absurdos”, aos olhos humanos, Deus está levando você a sonhar? Deus está levando você a sonhar com algumas “aberrações lógicas” ou impossibilidades humanas? Então prepare-se para entrar no tempo do é possível de Deus, no tempo da realização do sobrenatural de Deus em sua vida e em sua geografia. Chegou o tempo dos desafios de Deus para você!

2– ADMITA QUE OS SONHOS E OS MILAGRES DE DEUS ANDAM DE MÃOS DADAS
Os sonhos de Deus sinalizam para a manifestação dos milagres de Deus. Nenhum sonho de Deus poderá ser realizado sem a presença dEle. Afinal, sonho que se pode realizar sem o sobrenatural de Deus é sonho de homens e não sonho de Deus.
Só por meio de um milagre Abraão e Sara poderiam gerar um filho. O sonho de Deus para eles dependeria de uma intervenção miraculosa de Deus na vida deles.
Os sonhos de Deus são sobrenaturais; eles vêm para desmontar as realidades circunstanciais, limitantes e restritivas a nossa volta, e construir os projetos e desejos que estão no coração dEle. Por isso, ao acolhermos os sonhos de Deus e buscarmos a realização deles, precisamos nos preparar para entrarmos na rota dos milagres de Deus. Aleluia!

3– ACEITE QUE ELES MEXAM COM SUAS PRIORIDADES
Quando mexem com nossas prioridades, os sonhos de Deus promovem uma mudança na nossa rotina pessoal. Quem não estiver disposto a mudar de hábitos, não poderá entrar na rota da realização dos sonhos de Deus.
Os sonhos de Deus não mexem só com as circunstâncias e realidades adversas à nossa volta: eles precisam mexer com a nossa realidade pessoal, com nossos valores e paradigmas. Eles precisam influenciar nossos pensamentos, palavras e atitudes. Eles precisam ser tão fortes e intensos dentro de nós, que passarão a ditar as regras e gerar novos hábitos em nossas vidas. Um sonho que não nos leva a reavaliar prioridades, nem influencia a nossa rotina pessoal, não é de Deus ou não o valorizamos como tal.
A verdade é: um sonho de Deus só influenciará um determinado contexto significativamente, se puder influenciar significativamente a nossa vida, ao ponto de mudar a nossa rotina de vida! Quem não ajusta a sua vida ao sonho de Deus, jamais viverá plenamente os sonhos de Deus. Foi assim quando Elias chamou Eliseu para sucedê-lo (1 Rs 19.16-21 e 2 Rs 2.1-14). Eliseu alterou suas prioridades para seguir Elias e, enfim, receber a unção profética e ver o sonho de Deus se realizando em sua vida.
4– SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO E VIVA UMA FÉ SOBRENATURAL
Como os sonhos de Deus são sobrenaturais, eles exigem fé sobrenatural para se cumprirem. Exigem fé sobrenatural para superarmos as circunstâncias adversas. Exigem fé sobrenatural para esperarmos pelo cumprimento dos propósitos de Deus com aqueles sonhos. Exigem fé sobrenatural para vencermos os adversários, que se levantam para que os sonhos de Deus nunca se realizem.
Deus não planejou a vida para você ficar à margem de tudo; Ele lhe deu fé para desafiar os gigantes deste mundo, cada um dos “Golias”.
O que Davi queria parecia ridículo, mas ele não estava agindo com base na razão, e sim na fé.

O QUE DIFERENCIOU DAVI DE MILHARES FOI UMA FÉ QUE PARECIA RIDÍCULA!
Você está vivendo sua única vida com a base em uma fé completamente previsível e explicável humanamente? Que tipo de fé é esta? Religião? Boa vontade? Risco calculado? O mundo diz o tempo todo “não seja ridículo”, “seja razoável”, e ai, lá se vai sua fé em Deus!
O que você está fazendo nesse exato momento em sua vida que exija FÉ?
Vida cristã é sair da zona de conforto e correr riscos. Você pode estar com muito medo, mas cheio de fé no que Deus fará, então está tudo bem! Deus é um motorista muito experiente, Ele conduzirá sua vida, mesmo com muitas curvas, a um destino muito seguro.
Deus se preocupa com sua vida, muito mais do que você pode pensar ou imaginar! Confie nele.

Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá. Sl 37.5
Sem a fé sobrenatural facilmente se pode perder o foco da realização do sonho. Fé sobrenatural é a confiança plena no Deus do sobrenatural; é a fé que nos faz obedecer ao Senhor e gera a expectativa de que o milagre, o sobrenatural de Deus acontecerá, mesmo num contexto adverso. Foi a fé que Elias demonstrou quando o Senhor disse que alimentaria através dos corvos, no tempo da grande seca em Israel (1 Rs 17.1-6).
Através de Seus sonhos o Senhor Se comunica com seus servos e, por meio destes sonhos, realizá seus projetos e desejos na nossa vida e contexto. Os sonhos de Deus não se prestam para a promoção pessoal, mas para a manifestação sobrenatural da Sua glória em nosso favor.
5– ENCONTRE E NÃO ABRA MÃO DOS SEUS SONHOS
Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós. Ef 3.20
Nossos sonhos, sempre serão menores que os sonhos de Deus para nós! Deus é grande, exponencial!!! Ele deseja o melhor. O abundante!
Você tem sonhado? Qual é o tamanho de seus sonhos? Sua vida reflete a busca pela a realização dos seus sonhos?
Se você está acomodado, dormindo com a preguiça, nunca verá seus sonhos se tornarem realidade.
Este é o tripé dos sonhos realizados:

SONHO, TRABALHO E CONFIANÇA EM DEUS!
Provem, e vejam como o SENHOR é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! Sl 34.8
Há pessoas que sonham grande, mas não movem nada em direção aos seus sonhos!

“Nada acontece até que alguém sonhe antes” - Rick Warren
Nunca abra mão do que Deus plantou em seu coração e do que Ele lhe deu como Palavra de promessa
O propósito de Satanás é roubar os seus sonhos e impedir você de receber o que Deus planejou para sua vida. E você deve estar ciente de que ele está totalmente decidido, tentando até mesmo fazê-lo DUVIDAR dos seus sonhos.
Os sonhos de Deus jamais vão morrer! Mas, como avaliar se os seus sonhos realmente vêm de Deus? Não serão meus sonhos carnais e egoístas? Isso é possível. Atente sempre para esses sinais:
a. Deus nunca lhe dará sonhos contrários à Sua Palavra,
b. Deus lhe dará sonhos para suscitar fé,
c. Os sonhos de Deus vêm para abençoar outras pessoas,
d. Os sonhos de Deus vêm do que você é, para o seu coração.
A Palavra grega para coração é Kardia, que quer dizer literalmente “O verdadeiro você”. Sua motivação interna. Seus valores mais profundos, seu amor, sua paixão...
“Nunca é tarde demais para você ser aquilo que você deveria ser!” - disse George Eliot, escritor inglês.
CONCLUSÃO
A Bíblia diz que Deus tem um plano para nossa vida, grande e maravilhoso. Mas Satanás também tem um plano para nós. Está escrito:
O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. Jo 10.10
O propósito de Deus é dar-lhe um sonho.
O propósito de Satanás é roubar-lhe o sonho.
Com Deus NUNCA é tarde demais! Deus usa as pessoas que têm um sonho!

Independente do que você tiver passado ou estiver passando, nenhum problema pode destruir o sonho de Deus para sua vida.
Ele diz: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei” Hb 13.5

Leave a Reply