2010-02-27

A História Começa Quando Atendemos o Chamado de Deus

0 comentários


A História Começa Quando Atendemos o Chamado de Deus

Texto: Mateus 4.17-22 - “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no”.

INTRODUÇÃO:

Todos anseiam por uma mudança em suas vidas. Principalmente os que estão passando por dificuldade. A luta do dia-a-dia vai se tornando cada vez mais insuportável, levando o homem à situação de quase perder a esperança.
Na verdade, o que vivemos hoje é conseqüência de decisões equivocadas ou escolhas precipitadas que fizemos no passado (Lamentações 3:39 – “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados”). Ao longo da vida o homem vai se adaptando ao modelo de vida projetado pela sociedade que o cerca e vai se conformando com o rumo que a vida tomou. É o emprego, a moradia, às dívidas, o carro, o casamento, os filhos, etc, etc.
No princípio a colheita parece boa, mas com o passar do tempo o que era bom começa a se tornar cansativo, arriscado e estressante. É aí que a chegada de Jesus pode fazer a diferença entre uma vida de derrotas ou uma vida de vitórias.
Vejamos o que acontece na vida de um pescador.

=> A Primeira Pesca Maravilhosa: Lucas 5.1-11 - (início de uma vida vitoriosa).

a) Jesus testa sua obediência;
b) Jesus supre sua necessidade;
c) Jesus apresenta uma proposta de mudança (chamado).

=> A Segunda Pesca Maravilhosa: Mateus 17.24-27 – (Jesus entra com sustento e provisão). A pesca, com Jesus, é:

a) menos cansativa: Ele renova as forças;
b) compensadora: Ele garante a recompensa
c) vitoriosa: Ele prepara o cenário.

=> A Terceira Pesca Maravilhosa: João 21.4-12 – (Jesus mostra seu poder mesmo depois da morte). A pesca, com Jesus, é:

a) produtiva (Ele não mudou – v 12);
b) aconchegante (Ele aquece o coração – v. 9);
c) nutritiva (Ele sacia nossa fome – vv. 5, 12).

CONCLUSÃO:

Depois de atender ao chamado de Jesus, Pedro nunca mais teve que se preocupar com necessidade alguma. Até mesmo quando a sogra ficou com febre, o Senhor Jesus entrou com providência.

Quanto mais ele se dedicou a seguir ao Senhor, menores foram suas dificuldades.

Quando Jesus nos chama e nós entendemos Seu chamado, Ele promove uma mudança tão bonita e eficaz em nossa vida que parece que saímos deste mundo corrompido e cruel para entrarmos em outro totalmente novo e abençoado. De um minuto para o outro nossa vida começa a mostrar novas perspectivas, a esperança começa a renascer e as circunstâncias antes desfavoráveis (pesca difícil) agora se tornam favoráveis (o Senhor garante).

Tudo vai depender da forma como atendemos ao chamado do Senhor. Pedro entendeu o chamado e se entregou totalmente, deixando para trás tudo que o prendia na vida de dificuldades. E nós? A que tipo de mudança estamos dispostos?

Leave a Reply